- Anônimo

Tipo: Vinho Tinto
Uva: Merlot
Safra: 2020
Produtor: Piccola Fattoria - Enólogo Joelmir Grassi
Região Produtora: Altitude Catarinense - São Joaquim (SC)
Teor Alcoólico: 13%
Temperatura de Consumo: 16 a 18º
Harmonização: carnes vermelhas, carne de panela com molho encorpado, macarrão à bolonhesa e queijos de boa intensidade.
Descrição: Com a bela cor rubi intensa, no olfato esse vinho tem notas de frutas vermelhas, ameixa preta, flores e um toque de baunilha.Em boca possui taninos equilibrados, um pouco de canela e flores e evolui muito bem a medida que abre em taça ou em um decanter. Um ótimo exemplar da uva merlot do terroir de altitude catarinense para ser bebido com ou sem acompanhamentos, feito de forma cuidadosa e artesanal pelo enólogo Joelmir Grassi em São Joaquim na vinícola Piccola Fattoria que ele cuida ao lado da esposa. É um trabalho primoroso feito por quem entende das complexidades do terroir de SC. Ele pode ser um vinho de guarda, mas está pronto para ser degustado.
Tipo: Vinho Tinto
Uva: Merlot
Safra: 2020
Produtor: Família Lemos de Almeida
Região Produtora: Campos de Cima da Serra - Muitos Capões (RS)
Teor Alcoólico: 13,5%
Temperatura de Consumo: 16? a 18?
Harmonização: ele é muito leve e pode ser consumido sem acompanhamentos. Combina com queijos de média intensidade como gouda, massas com molho de tomate, molho quatro queijos, pizzas, lasanha, risotos e carnes grelhadas ou assadas.
Descrição: Um tinto muito especial, feito sem passagem em barrica de carvalho, o que o deixa leve, com expressão máxima da fruta e todo equilíbrio em boca. Coloração vermelho rubi, intensa e viva. Aroma de frutas vermelhas como amora, mirtilo e morango. Em boca apresenta paladar leve, agradável, fácil de beber, com persistência ligeira. O aroma das frutas vermelhas marca presença com um vinho límpido que brilha com sua cor e desliza no seu paladar. Um tinto versátil na hora de harmonizar e de agradar diferentes paladares.
Produtor: Serra do Sol
Terroir Urubici SC
Uvas: Montepulciano e Merlot
Ele leva esse nome porque o enólogo não revela quais uvas e quais barricas foram utilizadas. É um vinho marvilhoso no nariz e no papaldar, muito aromático e complexo e feito em pequena escala, o que o torna mais exclusivo. Sem contar que a ao beber, temos de tentar desvendar o enigma de qual uvas ele foi feito. Aromas complexos que mesclam notas de frutas maduras, com boa elegância, além de especiarias que provem dos vinhos que envelhecem em barrica de carvalho. Na boca, possui taninos maduros e bem integrados, além de um final de boca muito intenso.
Corte de uvas Tannat (Campanha Gaúcha), Merlot (Serra Gaúcha) & Marselan (Encruzilhada). Envelhecida em madeira por 6 meses, e em garrafa por 12+ meses (2022).
Opulência das uvas; Frescor aromático que se revela numa persistência de boca suntuosa, em notas de frutos negros maduros e especiarias doces. Tanino, álcool e acidez equilibrados. Volumoso; Maduro; Frutado; Macio.
Harmoniza com massas; carne suína; grelhados; aves em geral.
Tinto Marsellan
Safra 2023
Temperatura de serviço: 18 ? 20° C
Graduação Alcóolica: 13%
Terroir: Serra Gaúcha
Aspectos Visuais: De coloração vermelho púrpura com reflexos violáceos, límpido e de alta intensidade.
Aspectos Olfativos: Apresenta aroma de frutas vermelhas e negras sobre maduras como ameixa, amora, framboesa, mirtilo e figo. Toque sutil de folha de figo e notas lácteas.
Aspectos Gustativos: Vinho seco, acidez equilibrada, encorpado, taninos intensos e macios, alta intensidade de sabor e final de boca longo. Tempo de guarda: Para melhor apreciação, sugerimos consumi-lo em até 36 luas.
Sugestões de harmonização: Este vinho possui uma personalidade despretensiosa. Pode ser apreciado sozinho ou servido com chancliche e pão de fermentação natural, charcutaria artesanal e uma croqueta de pernil de porco com emulsão de jabuticaba.
Produtor: Serra do Sol
Terroir Urubici SC
Uvas: Sangiovese e Merlot
Rosé de Merlot VentreZ
Temperatura de serviço: 8 ? 10° C
Graduação Alcóolica: 13,4%
Terroir: Serra Gaúcha
Aspectos Visuais: De coloração rosé gold, límpido e de média intensidade.
Aspectos Olfativos: Apresenta aroma intenso de frutas vermelhas maduras como cereja e morango, com toques florais de lavanda e peônia rosa.
Aspectos Gustativos: Vinho seco, acidez equilibrada, intensidade de sabor alta e final de boca longo.
Tempo de guarda: Para melhor apreciação, sugerimos consumi-lo em até 24 luas.
Sugestões de harmonização: Este vinho pode ser servido com dadinho de tapioca com geleia de morangos frescos, escondidinho de mandioquinha com camarão.
Rosé de Pinot Noir AuraZ
Temperatura de serviço: 10 ? 12° C
Graduação Alcóolica: 14,2%
Terroir: Serra do Sudeste
Aspectos Visuais: De coloração rosa coral intenso e límpido.
Aspectos Olfativos: Apresenta aroma intenso de frutas maduras como melão espanhol, cereja, framboesa, morango, pitanga, com toque floral delicado de jasmim amarelo e notas naturais de baunilha, cravo e creme de papaia.
Aspectos Gustativos: Vinho seco, acidez equilibrada, encorpado, intensidade de sabor alta e final de boca longo.
Tempo de guarda: Para melhor apreciação, sugerimos consumi-lo em até 60 luas.
Sugestões de Harmonização: Este vinho pode ser servido com involtini de parma recheado com queijo chevre, bobó de camarão, polenta cremosa com bochecha de porco em demi glace
Branco Gewurztraminer
Safra: 2023
Temperatura de serviço: 10 ? 12° C
Graduação Alcóolica: 13%
Terroir: Serra Gaúcha
Aspectos Visuais: De coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, límpido e de baixa intensidade.
Aspectos Olfativos: Apresenta aroma intenso de flores brancas como dama da noite, jasmim, rosa e frutas como lima da pérsia, lichia e bacuri.
Aspectos Gustativos: Vinho seco, acidez equilibrada, boa estrutura em boca, intensidade
de sabor alta e final de boca longo.
Tempo de guarda: Para melhor apreciação, sugerimos consumi-lo em até 24 luas.
Sugestões de Harmonização: Este vinho, por ter uma acidez vibrante, confere a ele um alto
potencial gastronômico. Pode ser servido com tataki de lichia com peixe filhote, arroz cremoso de coco com filé de frango empanado em farofa de baru.
Espumante Brut CicloZ
Graduação alcoólica: 11,8 %
Açúcar residual: 9,5 g/L
Terroir: Serra Gaúcha
Vinificação vinho base: seleção manual e prensagem direta dos cachos inteiros. O vinho base é composto 80% pela variedade Chardonnay e 20% pela Pinot Noir. A tomada de espuma é realizada pelo método tradicional. Após a segunda fermentação, o espumante permanece por 18 luas em contato com as borras em caves com temperatura controlada.
Aspecto visual: coloração amarelo-palha com reflexos dourados e brilhantes. Possui perlage intenso e vigoroso e boa formação de coroa de espuma.
Aspecto olfativo: aromas florais que remetem a flores brancas, aromas cítricos, notas herbais como semente de funcho e nozes tostadas.
Aspecto gustativo: em boca apresenta acidez em equilíbrio. De bom corpo revela textura cremosa e persistência no retrogosto. Tal complexidade de aromas e sabores é garantida por ser elaborado pelo Método Tradicional e pelo contato de 18 luas com as leveduras.
Sugestões de harmonização: risoto de cordeiro com pecorino finalizado com mel e azeite trufado, tarta queso.
Tipo: Vinho Rosé
Uva: Merlot
Safra: 2022
Produtor: Família Lemos de Almeida
Região: Campos de Cima da Serra - Vacaria (RS)
Teor Alcoólico: 14%
Temperatura de Consumo: 8? a 10?
Harmonização: sushis, camarão em diversos preparos, aperitivos, canapés e saladas.
Descrição: Um belo rosé com cor rosada cereja, esse vinho possui aroma com nítidas notas de frutas vermelhas e frutas cítricas, como framboesa, morango, cereja, pêra e maçã. Em boca apresenta leveza e frescor, além de um equilíbrio entre a acidez e expressão da fruta resultando em rosé macio e delicioso. Vinho descompromissado e harmoniza facilmente com muitos pratos, além de poder ser bebido sozinho. Desde a safra 2020, este rosé chegou ao nível ?vinho nobre?, pois atingiu o teor alcoólico de 14%.
Tipo: Espumante
Uva: Sangiovese
Safra: 2020
Produtor: Piccola Fattoria - Enólogo Joelmir Grassi
Região Produtora: Altitude Catarinense - São Joaquim (SC)
Teor Alcoólico: 12%
Temperatura de Consumo: 8º a 10º
Harmonização: ostras ao bafo, camarão, pratos orientais, peixes e queijos leves.
Descrição: Espumante feito da mesma forma como se fazem os grandes champagnes na França, porém esse não sofre o processo de degorgement, e que pode ser feito pela pessoa ao comprar a garrafa e torna a experiência muito interessante. Com 12 meses de autólise e em método sur lie (maior contato com as leveduras). Feito sem dégorgement e, consequentemente, sem dosagem pós-dégorgement de licor de expedição. Por não passar por este afinamento, a autólise das leveduras ocorre enquanto a garrafa mantém-se fechada. Esse é o grande diferencial deste exemplar, ele continua envelhecendo por tempo indeterminado e a decisão de interromper esse processo é única e exclusiva sua, que decidirá o tempo de maturação da bebida, para apreciá-la conforme sua preferência. A técnica conhecida pelo nome sur lie permite que a bebida permaneça em constante evolução, na presença de leveduras, até a abertura da garrafa, quando o espumante atinge sua plenitude. Ideal para quem busca uma experiência sensorial distinta e singular. Com aroma de grande complexidade e elegância, com equilíbrio entre as notas de amêndoas, adquiridas durante a maturação, e as notas de frutas tropicais frescas. Em boca é perfeitamente equilibrado.
Tipo: Espumante
Uva: Pinot Noir e Chardonnay
Safra: 2020
Produtor: Vinhos Fabian - Enólogo Giovani Fabian
Região: Altos Montes - Nova Pádua (RS)
Teor alcoólico: 11,5%
Temperatura de Consumo: 6? a 8?
Harmonização: Acompanha queijos, massas, aperitivos, carnes, peixes e feijoada
Descrição: Espumante elaborado pelo método Charmat com aromas finos de frutas cítricas, pêra, abacaxi, e mel mesclados a aromas típicos, como pão tostado. Complexo, com boa cremosidade. Com elegância, no paladar tem acidez equilibrada, retro gosto agradável e final de boca longo. Excelente opção para a piscina ou praia no verão!
Tipo: Espumante
Uva: Pinot Noir e Chardonnay
Safra: 2020
Produtor: Vinhos Fabian - Enólogo Giovani Fabian
Região: Altos Montes - Nova Pádua (RS)
Teor alcoólico: 11,5%
Temperatura de Consumo: 6? a 8?
Harmonização: aperitivos, saladas, canapés, queijos leves sem cura, peixes grelhados, ostras, ceviche de peixe e frutos do mar, frituras como bolinho de bacalhau.
Descrição: Espumante feito pelo método tradicional de cor amarelo palha claro, perlage fino e persistente, aromas de frutas cítricas e frutas brancas, além de um toque de aromas de fermentação decorrente de nove meses de autólise. Em boca tem corpo leve, acidez equilibrada e média persistência em retrolfato.
Tipo: Vinho Rosé
Uva: Merlot (80%) e Pinot Noir (20%)
Safra: 2021
Produtor: Vinhos Fabian
Região: Altos Montes - Nova Pádua (RS)
Teor alcoólico: 13,1%
Temperatura de Consumo: 8°C e 10°C
Harmonização: peixes, salmão, massas, carnes brancas, crustáceos e queijos leves
Descrição: visual rosé vibrante, no olfato com aromas de frutas vermelhas como cerejas e framboesa. Em boca é agradável e marcante com traços de flores e frutas frescas.
Camiseta 100% algodão na cor branca com a frase "VINHO É MELHOR QUE MUITA GENTE"
P - largura 52 cm - comprimento 72cm - cirunferência total 104cm
M - largura 54cm - comprimento 74cm - circunferência total 108cm
G - largura 56cm - comprimento 76cm - circunferência total 112cm
GG - largura 58cm - comprimento 78cm - circunferência total 116cm
XG - largura 62cm - comprimento 81cm - circunferência total 124cm
O Peverella laranja é uma preciosidade. Com sua coloração âmbar, apresenta aromas complexos e intensos que lembram frutas tropicais maduras, pimenta-branca, além de especiarias, frutas passas como damasco e notas doces provenientes da passagem pela madeira. Na boca, paladar intenso, com acidez marcante e taninos pungentes que com a decantação vão se moscando e ficando mais agradáveis a cada momento.
Produção limitada de apenas 982 garrafas.
ELABORAÇÃO: As uvas foram selecionadas em vinhedos da família Mattei, na cidade de Coronel Pilar, Serra Gaúcha. Foi feita uma seleção de cachos no vinhedo para evitar qualquer contaminação durante o processo, transportadas até a vinícola, onde ficaram em câmara fria
durante 48 horas, até ser feita a moagem. A fermentação alcoólica aconteceu em tanques de aço inox com controle de temperatura por volta dos 15 °C. Ocorreu com maceração, no qual as cascas permanecem em contato com o líquido durante 9 dias. Ao término da fermentação,
o vinho é envelhecido em barrica de carvalho francês por
5 meses.
Engarrafado sem filtração. Pode conter depósitos
naturais.
HARMONIZAÇÃO: Muito gastronômico, agradável de
harmonizar com bacalhau, carnes brancas, massas com
molhos leves, risotos, pizzas, saladas variadas, antepastos
e patês, mas também podem harmonizar com algumas
carnes vermelhas grelhadas. E para os apreciadores de
charuto, fica a dica. Servir a uma temperatura entre 8 e 12
°C.
O primeiro clube do livro em que a conversa sobre a leitura harmoniza com vinho!
Conversas boas e com convidados especialistas no tema!
O encontro de abril será sobre "Stardust" da autora Léonora Miano.
O ingresso dá direito ao evento, a taça do vinho que vai harmonizar e uma mesa de queijos, pães e antepastos.
O primeiro clube do livro em que a conversa sobre a leitura harmoniza com vinho!
Conversas boas e com convidados especialistas no tema!
O encontro de abril será sobre "Distância de Resgate" da autora Samanta Schweblin
O ingresso dá direito ao evento, a taça do vinho que vai harmonizar e uma mesa de queijos, pães e antepastos.
Camiseta 100% algodão com a frase "LIBERTÉ, EGALITÉ E VINHO ROSÉ"
Tamanhos:
P - largura 52 cm - comprimento 72cm - cirunferência total 104cm
M - largura 54cm - comprimento 74cm - circunferência total 108cm
G - largura 56cm - comprimento 76cm - circunferência total 112cm
GG - largura 58cm - comprimento 78cm - circunferência total 116cm
XG - largura 62cm - comprimento 81cm - circunferência total 124cm
Tipo: Vinho Tinto
Uva: Pinot Noir
Safra: 2020
Produtor: Cata Terroirs- Enólogo Eduardo Strechar
Região Produtora: Uvas de Vacaria (RS) e Vinificado em Videira(SC)
Teor Alcoólico: 13,8%
Temperatura de Consumo: 18 a 20?
Harmonização: Risotos de cogumelos, Boeuf Bourguignon, vegetais assados, queijos de cabra, brie e camembert.
Descrição: De cor rubi translúcido, límpido e brilhante, este elegante Pinot Noir tem ótima intensidade aromática, com destaque para notas de frutos vermelhos como cereja e framboesa, discreto toque floral de hibisco, finalizando com chocolate amargo e baunilha. Em boca, possui acidez viva e equilibrada, trazendo frescor ao vinho. Persistência agradável com um corpo elegante e untuoso mostrando maturação completa proporcionada pelo clima seco e ventoso do ?terroir? de Vacaria, bem como pela perfeita exposição solar e distribuição de cachos.
Tipo: Vinho Tinto
Uva: Sangiovese
Safra: 2019
Produtor: Piccola Fattoria - Enólogo Joelmir Grassi
Região Produtora: Altitude Catarinense - São Joaquim (SC)
Teor Alcoólico: 13%
Temperatura de Consumo: 16 a 18º
Harmonização: Vinho gastronômico para acompanhar massas e carnes com molhos de média cremosidade.
Descrição: Um tinto de muita personalidade feito com essa casta proveniente da Itália, ele ficou em barricas de carvalho francês por 24 meses, com posterior engarrafamento. Com aromas de frutas vermelhas maduras, mescladas com notas terrosas e traços florais. Em boca é persistente, com corpo médio, acidez refrescante, com taninos bem construídos. Harmonia entre estrutura e fruta madura, com agradável acidez típica desta variedade.
Tipo: Vinho Tinto
Uva: Sangiovese
Safra: 2019
Produtor: Piccola Fattoria - Enólogo Joelmir Grassi
Região Produtora: Altitude Catarinense - São Joaquim (SC)
Teor Alcoólico: 13%
Temperatura de Consumo: 16 a 18º
Harmonização: Vinho gastronômico para acompanhar massas e carnes com molhos de média cremosidade.
Descrição: Um tinto de muita personalidade feito com essa casta proveniente da Itália, ele ficou em barricas de carvalho francês por 24 meses, com posterior engarrafamento. Com aromas de frutas vermelhas maduras, mescladas com notas terrosas e traços florais. Em boca é persistente, com corpo médio, acidez refrescante, com taninos bem construídos. Harmonia entre estrutura e fruta madura, com agradável acidez típica desta variedade.
Vinho tinto desalcoolizado
Tipo: Vinho Branco
Uva: Chardonnay
Safra: 2020
Produtor: Cata Terroirs - Enólogo Eduardo Strechar
Região Produtora: São Joaquim (50%) e Urupema (50%)
Teor Alcoólico: 13 %
Temperatura de Consumo: 12º a 15º C
Harmonização: Frutos do mar como ostras, salmão e bacalhau, carne branca e molhos brancos com estrutura.
Descrição: Um elegante Chardonnay com passagem por barrica de carvalho francês por 12 meses e a colheita da uva provenientes de dois terroirs (São Joaquim e Urupema) foi feita de forma manual. Todo esse cuidado resulta em um vinho branco de cor amarelo-palha com dourado límpido e brilhante. Os aromas possuem notas de pêssego e abacaxi em calda, além de pêra com as notas de baunilha provenientes do contato com a barrica, amêndoas, damasco e mel também são percebidos. Em boca, a acidez é bem equilibrada e com boa untuosidade. Persistência agradável e com corpo intenso.